A minha primeira live foi em Abril de 2022 relacionada com eventos, nomeadamente, casamentos. Sou uma pessoa que por norma não aparecia nas redes sociais e iniciar uma live foi assustador mas necessário. E percebo perfeitamente o que sentes se não estás habituada a expores-te, a divulgar com a tua audiência. Eu já tive desse lado e ainda hoje, preciso de ter o meu tempo de preparação antes de iniciar uma live.

Quando eu digo que era necessário é porque o aparecer, o fazer lives, dar aulas, comunicar em real time com o teu público faz parte do processo de crescimento. Quando inicias um negócio precisas de estar presente. É como no teu trabalho a full time, tens que trabalhar, tens que ir presencialmente ou remotamente em reuniões. Faz parte do processo, correcto?

Mas o que aprendi com o iniciar lives no Instagram, Facebook e YouTube?

  1. As primeira lives ou primeiras aulas poderás não ter muita audiência. As pessoas não estão habituadas a ver-te nesse formato. Mas isso muda gradualmente. Não desistas porque assim nunca colherás os frutos desse teu empenho.
  2. A live/aula não precisa de ter grandes apresentações para captar a atenção de quem está interessada;
  3. Nem todas as pessoas se irão identificar com a tua forma de ensinar, de comunicar ou até mesmo com o que ensinas. Mas qual é o teu objectivo? Vender o teu infoproduto. Se essas pessoas não se identificarem nunca irão comprar quando abrires matrículas para o teu curso. Precisas, sim, de ter as pessoas que se identificam nas tuas lives/aulas. Concordas?

Aconselho-te a não criares personagens, porque não estás a ser tu própria, não estás a atrair as pessoas certas. A tua marca pessoal tem que ter a tua essência, precisas de ser tu mesma, com os teus valores, com o teu tom de voz, com as tuas expressões, com o teu humor.

O que mudou ao dar aulas no YouTube

No inicio quando comecei a fazer lives estava muito nervosa porque era algo novo, queria chegar a todas as pessoas, queria ter muitas pessoas a ver. Mas isso não aconteceu! Tive algumas que não tive mesmo ninguém, mas eu continuava a ensinar. Porque eu estava a treinar à frente da câmara para além de estar a ensinar sobre determinado tema. Vê como foi a minha primeira live:

Como vês, eu quase não olhava para a câmara, estava constantemente a tentar ver as notas, não estava à vontade.

Mas com o tempo adquire-se mais auto-confiança e à vontade com a câmara. Essa mudança transparece para o outro lado do ecrã e gera mais identificação contigo.

As lives são importantes para o crescimento de um negócio e é por isso que estou a planear algumas aulas nos próximos meses. Não serão todas as semanas mas existirão períodos que irei trazer-vos alguns temas e poderás expôr as tuas dúvidas em real time para que te possa ajudar.

Estás ansiosa por estas aulas onde falarei sobre criação de websites, newsletters, lives nas redes sociais e de marca pessoal?

Em breve deixarei um formulário para que possas inscrever-te nestas aulas e receberes as notificações dos temas e quando acontecerão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *